quarta-feira, 19 de março de 2014

Como incentivar seus filhos a lerem mais



Por Daniele Menezes

As crianças tem uma grande imaginação, e os adultos sabem disso, sendo por isso importante a leitura e seu incentivo desde a infância. Os pais atualmente preferem videogames e computadores para a distração dos filhos, mas segundo especialistas não podem deixar de lado o estímulo da leitura.

Segundo Joana D'arc do Rosário Silva, Professora de Língua Portuguesa e de Salas de Leituras, não existe uma receita pronta, cada família e cada escola devem construir suas estratégias de acordo com seu acervo e sua disponibilidade de horário. No entanto, é aconselhável que os pais e professores sejam exemplos de leitores. A medida que a criança convive com leitor, seguirá o exemplo de seus líderes. Além em disso, é bom levar a criança a passeios literários (livrarias, bibliotecas, bienais, feiras de livros, teatrinhos sobre algumas histórias, etc.)

As crianças têm o direito de não gostar de ler, assim como algumas não gostam de dançar, de desenhar ou até de comer. O gosto é algo pessoal, O problema é que algumas famílias e escolas não oportunizam o desenvolvimento desse gosto, e outras, com atitudes autoritárias, acabam afastando as crianças da leitura. Todos devem ajudar a desenvolver o gosto pela leitura. Deve haver parceria entre escola, família e governo. O gosto é algo que pode ser desenvolvido. É como ensinar a andar de bicicleta: quem está ensinando ficará sempre apoiando, segurando seu aluno ou filho, aí ele pensa que está acompanhado, mas quando olha pra traz já consegue ler sozinho, e aí, nunca mais perde esse prazer. A criança está sempre a procura de novas histórias, porque foi apoiada quando precisou, diz a professora Joana D'arc.

Estudos comprovam que crianças estimuladas pela leitura tem ideias mais claras.

O Doutor Sylvio Renan, da Fundação Nacional de Leitura Infantil, diz que uma criança tem uma imaginação que impressiona, e todo adulto sabe. São incríveis as coisas que saem da cabeça dos nossos pequenos, como, por exemplo, perguntas que nos pegam de surpresa e indagações mágicas sobre o nosso mundo real. Além deste motivo, videogames e a televisão disputam acirradamente a atenção da garotada e, muitas vezes, ganham deslealmente do livro. Então, como fazer que os baixinhos tomem gosto pela leitura?

Uma frase é citada pelo Dr. Sylvio,"criança vê, criança faz". O exemplo deve vir de casa: se um adulto lê na frente da criança, involuntariamente, estará dando um bom exemplo: o de desenvolver-se intelectualmente. Ainda segundo ele, os reflexos da leitura para a vida adulta são evidentes. Recentemente, um estudo identificou esta associação entre o hábito da leitura na infância e adolescência ao bom desempenho profissional na vida adulta. Pesquisadores da Fundação Nacional de Leitura Infantil concluíram que além de estimular a criatividade e desenvolver a imaginação, ler diariamente faz com que as crianças aprendam com mais facilidade, pronunciem melhor as palavras e expressem suas ideias com mais clareza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário